O que é o rastreio em terapia da fala e qual a sua importância?

Hoje venho falar-vos sobre o rastreio em terapia da fala e qual a sua importância. Para ser mais específica, vou falar-vos do rastreio que tenho realizado ao longo dos últimos dois anos. Como já deve ser do vosso conhecimento, só trabalho com crianças, logo, o rastreio que realizo é dirigido somente a crianças em idade pré-escolar e escolar (até final do 1º CEB).

Este rastreio é realizado em contexto escolar – jardim de infância ou escolas do 1º C.E.B. – ou no meu espaço terapêutico. Quando vou a um jardim de infância ou a uma escola realizar um rastreio, apenas são rastreadas as crianças cujos pais assinaram previamente um pedido e uma autorização para o devido efeito.

O que é o rastreio em terapia da fala?

O rastreio em terapia da fala é um procedimento rápido e eficaz que permite identificar possíveis alterações de comunicação, linguagem (oral e escrita) e fala. A realização de rastreios insere-se no âmbito da prevenção em terapia da fala.

Qual a importância dos rastreios em terapia da fala?

O rastreio em terapia da fala é importante porque facilita a identificação precoce de possíveis alterações de comunicação, linguagem (oral e escrita) e fala. A identificação precoce destas possíveis alterações permite a iniciação de uma intervenção atempada.

São várias as investigações que referem a existência de um elevado número de crianças com alterações de linguagem oral e fala e que somente são identificadas após a entrada na escola. Ao ser observada num rastreio, uma criança nessas condições pode ser facilmente identificada e iniciar uma intervenção o mais imediata possível, de modo a minimizar as possíveis consequências dessas alterações/dificuldades ao nível da leitura e da escrita, por exemplo. A intervenção terapêutica apresenta um prognóstico tanto mais favorável quando mais precocemente for iniciada.

O que se segue após a realização de um rastreio em terapia da fala?

Após a realização do rastreio, os pais são informados do resultado obtido e pode verificar-se uma das três situações apresentadas de seguida:

  1. A criança não apresenta sinais de alteração;
  2. A criança apresenta ligeiras dificuldades e são sugeridas estratégias aos pais podendo, até mesmo, ser feito um novo rastreio após algum tempo de implementação das estratégias sugeridas;
  3. A criança apresenta dificuldades que carecem de uma intervenção especializada e é sugerido aos pais que a criança inicie acompanhamento em terapia da fala.

A realização de um rastreio em terapia da fala constitui, sem dúvida, uma mais valia para o despiste precoce de possíveis dificuldades que uma criança possa apresentar, podendo evitar, no futuro, problemas noutras áreas em que essas dificuldades se irão refletir.

Regra geral, costumo realizar rastreios gratuitos durante os meses de setembro e de janeiro. Estes costumam ser divulgados na minha página do Facebook, Instagram, Associação de Pais e através de panfletos afixados nas portas de alguns jardins de infância e escolas.

Se tem dúvidas quanto ao desenvolvimento da comunicação, linguagem (oral e escrita) e fala do seu filho, solicite a realização de um rastreio gratuito contactando-me através do meu email ou de algum dos contactos da minha rede digital.