Devo corrigir o meu filho sempre que ele fala mal?

Esta é uma das questões que gosto de clarificar logo que inicio o acompanhamento de uma criança em terapia da fala.

E a resposta a esta questão é: não! Não deve corrigir todas as produções incorretas do seu filho pois isso levará a um cansaço e a uma saturação tanto da sua parte, pois exigirá que esteja focada nos seus erros de fala, como da parte do seu filho, que irá ser bombardeado com correções constantes, o que não é nada agradável!

Já para não falar no impacto negativo na relação cuidadores-criança que a utilização extrema desta correção continua causa pois a criança sente que não tem a oportunidade de comunicar sem que não seja interrompida, o que a poderá levar a uma desmotivação na comunicação com quem adote esta postura.

Costumo sugerir aos pais/cuidadores para “corrigirem umas palavras e deixarem passar outras”.

A partir do momento em que a criança inicia acompanhamento em terapia da fala, são-lhe ensinadas estratégias e técnicas que a levarão à correta produção e utilização dos sons da sua língua materna.

Se a criança tiver a oportunidade de as utilizar no seu dia a dia, sendo a solicitação da produção correta por parte dos cuidadores, tal como expliquei acima, uma das formas de o fazer, certamente que a sua evolução na fala se vai manifestar.

A minha experiência diz-me que, regra geral, quando a criança é detentora de uma estratégia que a leva ao sucesso, ou seja, à correta produção e utilização dos sons, a sua recetividade na utilização da mesma é, indiscutivelmente, superior quando comparada com a recetividade de crianças que não estão em acompanhamento especializado.

Daí que, muitos pais, na primeira sessão me dizem, “Ele não gosta nada de repetir. Agora está numa fase em que já nem repete. Recusa-se!”. E, depois de iniciarmos terapia, esta situação altera-se completamente. Porquê? Porque a criança já sabe o que tem de fazer, como tem de posicionar os lábios e a língua para produzir determinado som corretamente e sabe que, fazendo isso tal como aprendeu na terapia, vai conseguir ter sucesso.

Para mais informação sobre a avaliação e intervenção nas dificuldades de fala na criança clique em  https://catarinarios.com/avaliacao-e-intervencao-na-fala/ ou ligue o 968 180 544.

Catarina Rios

Terapeuta da Fala

Coach Infanto-Juvenil