“Como estrelas na terra – Todas as crianças são especiais”

“Como estrelas na terra” é um filme indiano que retrata o dia a dia familiar e escolar de um menino, Ishaan, de 9 anos com muitas dificuldades de aprendizagem.

Pelas dificuldades que apresenta e por não corresponder àquilo que era esperado de si, enquanto filho e aluno, este menino é gozado pelos seus colegas de turma, é incompreendido pelos pais, é castigado pelo pai e professores, é sistematicamente comparado com o seu irmão que é um aluno exemplar, não tem amigos e está em risco de “chumbar”, novamente, no 3º ano de escolaridade.

Após terem sido chamados à escola e terem sido confrontados com o desempenho escolar do seu filho, os pais ficaram chocados com a informação que lhes foi transmitida. Perante o desespero desta situação que já se arrastava desde o início da sua escolaridade, o pai decide enviar o filho para um internado pois para além de não saber o que fazer com ele nem como lidar com esta situação, considerava que o seu filho era preguiçoso e que não se esforçava. Então, o internato surgiu como a única resposta possível capaz de alterar o comportamento e postura de Ishaan.

No internato, cujo lema era “disciplinar cavalos selvagens”, o menino sofre imenso pois nunca tinha estado longe da sua família e sente muito a sua falta. A sua desmotivação pela escola e pela vida estava bem presente no seu olhar e na tristeza do seu rosto.

Foi somente quando Nikumbh, um professor substituto que chegou ao colégio, se apercebeu que se passava alguma coisa com aquele menino, que a situação começou a mudar. Este professor foi capaz de identificar as dificuldades deste aluno pois, também ele, tinha enfrentado o mesmo problema em criança: tinha dislexia e, apesar do percurso sinuoso, conseguiu formar-se como professor. 

Nikumbh começou por desmistificar e explicar aos seus alunos o que é a dislexia referindo nomes de pessoas disléxicas famosas e que fizeram a diferença no mundo, tais como: Albert Einstein, Pablo Picasso e Leonardo da Vinci.

Posteriormente, este professor começou a trabalhar com Ishaan de uma forma diferenciada, recorrendo a várias estratégias e métodos, e consegue ensinar Ishaan a ler e a escrever.

Ishaan tinha um dom: era um excelente pintor. E foi o professor Nikumbh que, através da relação de proximidade e de confiança que estabeleceu com este aluno, conseguiu resgatar a sua alegria pela vida, por valorizar a criança que Ishaan era e por lhe mostrar que, também ele, tinha valor.

A transformação ocorre porque este professor se interessou, acreditou e ajudou verdadeiramente este aluno. Ver e sentir que alguém acreditava em si fez toda a diferença na vida deste aluno!

E, de que forma nós, cada um de nós, pode fazer a diferença na vida de outra pessoa?

De que forma nós, cada um de nós, pode resgatar os sonhos, os dons e os talentos dos que nos rodeiam, dizer-lhes que têm valor e que, apesar das dificuldades, vale a pena o esforço, vale a pena vencer os obstáculos para vivermos a vida que desejamos.

De que forma nós, cada um de nós, pode ajudar, com as “ferramentas” que tem ao seu dispor, aqueles que nos rodeiam e que apresentam dificuldades numa ou noutra área da sua vida.

Vamos fazer a diferença? 

*Dedico esta reflexão a todos os pais, professores, educadores, terapeutas e a todos aqueles que diariamente lidam com crianças e que, também eles, sentem dificuldades em ajudá-las com as suas próprias dificuldades.

** Dedico também esta reflexão a todas as crianças que acompanho e que consideram que não são capazes, que ler é difícil, que não conseguem…. Vejam o filme e depois falamos. E, não se esqueçam, SOMOS MAIS DO QUE OS NOSSOS RESULTADOS ESCOLARES!

Um beijinho

Catarina Rios

Terapeuta da Fala